Quinhentismo

R e s u m o  d e  L i t e r a t u r a  B r a s i l e i r a
Escolas Literárias no Brasil
Era Colonial do Brasil - Século XVI:
Quinhentismo


     O Quinhentismo não se trata de literatura genuinamente brasileira.

    Trata-se de uma literatura ocorrida no Brasil, ligada ao Brasil, mas que denota a visão, as ambições e as intenções do homem europeu mercantilista em busca de novas terras e riquezas.

  As manifestações ocorridas se prenderam, basicamente, à descrição da terra e do índio, ou a textos escritos pelos viajantes jesuítas e missionários que aqui estiveram.




     A Carta de Caminha inaugura o que se convencionou chamar de Literatura Informativa sobre o Brasil, na era colonial.

     Este tipo de literatura, também conhecido como literatura dos viajantes ou literatura dos cronistas, como consequência das Grandes Navegações, empenha-se em fazer um levantamento da "terra nova", de sua floresta e fauna, de seus habitantes e costumes, que se apresentaram muito diferentes dos europeus.

     Daí ser uma literatura meramente descritiva e, como tal, sem grande valor literário. A principal característica da carta é a exaltação da terra, resultante do assombro do europeu diante doa exotismo e da exuberância de um mundo tropical.

    Com relação à linguagem, o louvor à terra transparece no uso exagerado de adjetivos.


     Para o leitor de hoje, a literatura informativa satisfaz a curiosidade a respeito do Brasil nos seus primeiros anos de vida, oferecendo o encanto das narrativas de viagem. Já para os historiadores, os textos são fontes obrigatórias de pesquisa.




     Mais adiante, com o movimento modernista, esses textos foram retomados pelos escritores brasileiros, como Oswald de Andrade, como forma de denúncia da exploração a que o país sofrera desde então.




Palavras-Chaves
Literatura não genuinamente brasileira;
Literatura Informativa ou dos Viajantes;
Textos Escritos por viajantes, jesuítas ou missionários;
Textos descritivos das novas terras e dos índios;
Principal 'obra': Carta de Caminha.


Português para Traumatizados - Canal do YouTube: https://goo.gl/r0LOhT

Este vídeo do canal Português para Traumatizados do YouTube é um resumo da primeira escola literária do Brasil, na era colonial. Este assunto literário é muito cobrado em provas de vestibulares, sejam municipal, estadual ou federal, assim como no exame nacional do ensino médio - Enem. E, principalmente, para você passar de série ou de ano no seu colégio.


Resumo de Literatura Brasileira | Quinhentismo | Era Colonial do Brasil 

Comentários

Postagens | Português para Traumatizados